YOGA Adulto e Infantil

Yoga Pré Clássico

Yoga é a prática sistematizada que conduz ao SAMADI. Samadi é o estado de hiperconscinecia e auto conhecimento

A Pratica do Yoga Pré Clássico , é extremamente completa e complosta de 8 partes (angas), que são: mudrá (linguagem gestual), pújá (sintonização com o arquétipo), mantra (vocalização de sons e ultra-sons), pránáyáma (exercicios respiratórios), kriyá (purificação das mucosas), ásana (técnica corporal), yôganidrá (técnica de descontração) e samyama (concentração e meditação). Trata-se da sistematização do yoga classico, integrado de origens dravídicas com mais de 5.000 anos.

Embora milenar, esta variedade do Yoga é totalmente flexível. A estrutura de cada prática é determinada faticamente , logo a sessão pode ser constituída por um só anga, dois deles ou quantos for, isso que se alinhe ao objetivo da aula.

Quanto aos asanas,(posturas), o yoga físico, o treinamentoo, que consiste em execuções mais naturais, , trbalhamos com a permanencia e os movimentos sincronizados com a respiração. Um asana, vem do outro e como um balé natural do corpo, de forma flow as posturas vao se sucedendo.

Os desafios alcançados, atraves da forca, concentracao e detrminacao; cria no corpo e na mente um ”caminho’, que é aproveitado e utilizado no dia a dia do praticante. O pensamento positivo atraves do yoga é praticado sistemeticamente.

De tal forma que os obstaculos e dificuldades do dia a dia sao enfrentados com o a mesma determinacao das praticas.

Trata-se portanto de um Yoga da auto-suficiência, saúde, bem-estar, conforto, satisfação.

Yoga restaurativa –

A Yoga Restaurativa é um método de yoga terapêutico que busca o relaxamento físico, mental e emocional. Utiliza-se como ferramenta, materiais que proporcionam apoio necessário ao corpo, facilitando a

permanência nas posturas e o relaxamento fisiológico. Quanto mais conforto o corpo encontrar nas posturas, maior e mais profundo será o relaxamento. Um trabalho de permanência em esforço zero. Pois no relaxamento ganhamos a flexibilidade perdida. Uma pratica de Relaxamento Biopsiquico e reintegracao spiritual.

Essa prática proporciona a cura para o corpo e a mente. Deve ser feita sempre que o corpo precisar eliminar a fadiga e o estresse. Ela poderá ajudar na recuperação de doenças físicas, mentais e emocionais, assim como controlar ou reduzir o nível de ansiedade causados por eventos traumáticos, relacionados às mudanças geradas pela impermanência da vida. A prática regular tornará o corpo menos vulnerável a doenças autoimunes e as relacionadas com o estresse. Além de: Melhorar a flexibilidade; Relaxar profundamente o corpo; Acalmar a mente; Melhorar a capacidade natural do corpo de curar-se; Equilibrar o sistema nervoso; Fortalecer o sistema imunológico; Desenvolver qualidades como compaixão e compreensão para com todos os seres e Melhorar a qualidade de vida.

Para sair de nossos padrões de pensamentos e comportamentos que levam a estados ansiosos e depressivos, o Yoga Restaurativa é a única ferramenta que aborda a mente e o corpo ao mesmo tempo, ao contrário de outros métodos, como a atenção plena, coaching ou psicoterapia). As posições de ioga restaurativa ajudam a construir novas experiências corporais que diferem das da ansiedade ou estados depressivos. As posições restaurativas de Yoga dizem a sua “rede mente-corpo” que você não está ansioso ou deprimido. A yoga restaurativa também afeta sua postura: as posturas mudarão o movimento do corpo e os padrões de alinhamento que podem ter levado a seios fechados, tensão muscular e movimentos acelerados levando ao estresse. Os benefícios da Yoga Restaurativa não param por aí. As técnicas de respiração também podem acalmar uma mente ansiosa ou revigorar uma mente lenta. O uso do relaxamento nas posições restaurativas de ioga, equilibra o sistema nervoso. A yoga restaurativo, ajudando-nos na nossa experiência direta (o que chamamos de consciência do momento presente) também abre o caminho para o apaziguamento da mente e a mudança de

nossos padrões de pensamento. As ferramentas terapêuticas de ioga restaurativa (como consciência do corpo, visualização, exercícios de respiração, relaxamento ou posturas) não se contentam apenas em reunir experiências emocionais novas e saudáveis. Eles vão além dessas experiências na raiz de nosso sofrimento original: a separação entre as partes mais profundas de nós mesmos. Yoga restaurativa é, portanto, um “medicamento mente-corpo”. Yoga restaurador funciona simultaneamente através do corpo e da mente para ajudar a curar ansiedade, depressão e outras formas de dor emocional. Os últimos desenvolvimentos promissores na pesquisa científica sobre yoga restauradora suportam essa afirmação (Shelov et al., 2009). Por alguns anos, a restauração da yoga é conhecida por melhorar nossa autoconsciência, postura e humor. As posições em pé com uma ajuda direta ajudam a gerar pensamentos positivos, ao mesmo tempo em que não se levanta diretamente leva a pensamentos negativos mais convincentes (VE Wilson e E. Peper, “Os efeitos de Posturas verticais e abaixadas no Recuperação de Pensamentos Positivos e Negativos “setembro de 2004). Após uma prática de yoga restauradora, os participantes relataram diminuição dos níveis de ansiedade, depressão e sentimentos de raiva

Yoga kids

Yoga para crianças é divertido, para induzir suavemente uma autoconsciência positiva. As aulas são mais dinâmicas e animadas do que as aulas de ioga para adultos, porque têm uma abordagem criativa (incorporando cantos, danças e jogos) para acomodar a capacidade das crianças de se concentrar e os níveis de energia. . Isso cria uma atmosfera agradável onde eles se sentem confortáveis e gostam de aprender sobre si mesmos. nós “jogamos” para fazer Yoga, com alegria e relaxamento.

Fisicamente, o yoga ajuda as crianças a desenvolver a consciência do seu corpo e melhora a força necessária para o desenvolvimento físico .

As posturas para crianças são adaptadas ao seu desenvolvimento e apresentadas sob a forma de arquétipos, são ensinadas em várias partes ou de forma simplificada e a criança aprofunda o vínculo com o corpo ( algumas posturas podem ser representadas por um animal, uma pode Peça-lhe para imitar o leão, o gato, o cão, o macaco, a borboleta, o sapo, etc. Através da natureza, a montanha, a árvore, o lótus, nas formas

geométricas, o triângulo, a roda, em construções ou objetos feitos pelo homem, o arco, a ponte, o balanço ). podemos ajudar a criança a descobrir seu corpo e a expressar suas emoções.

Para os mais jovens (3 a 6 anos), os movimentos são muito simples, lentos e repetitivos, e as rimas de relaxamento e brincadeira são usadas para ajudar a fortalecer os movimentos. À medida que as crianças envelhecem, as posturas tornam-se cada vez mais precisas.

Através da respiração , a criança encontra a energia que aprende a mobilizar e a canalizar. Todos os exercícios de respiração são induzidos na forma de jogos

Através dos exercícios de concentração e relaxamento , ele se experimenta mentalmente e descobre que suas habilidades estão lá, à sua disposição, independentemente do contexto familiar e social em que ele vive.

A aula de yoga também é a oportunidade de abrir a riqueza da cultura indiana com suas lendas relacionadas às posturas; para abrir a sua filosofia e sabedoria milenar, graças aos textos védicos tradicionais (que são um alimento que funciona na mente e influencia o ser profundo) e aos cantos dos mantras sagrados tradicionais em sânscrito (que acalmam o sistema nervoso , esclarece e equilibra a psique e o emocional das crianças, essas músicas de mantras tornam possível sentir-se humano entre o céu e a terra … não mais nem menos.)

Entre os muitos benefícios do Yoga: senso de equilíbrio e coordenação, melhor consciência do corpo, concentração, capacidade de relaxar e aceitar situações difíceis, auto-estima, autoconfiança …

A yoga traz assim a criança a esse despertar, a fim de desenvolver, para ele e para os outros, a benevolência, a responsabilidade, a autonomia e a criatividade.

Por outro lado, a prática do Yoga desperta os sentidos em relação à nutrição.

Porque o que come comeu diretamente no corpo e no espírito. Uma criança bem nutrida com sono suficiente seria mais consciente e, portanto, mais capaz (assim como um adulto!). É fácil explicar à criança o efeito produzido no corpo pelo consumo de este ou aquele alimento (uma fruta

em vez de um doce, por exemplo). O Yoga dá bons hábitos alimentares e isso desde a infância.

Para concluir, eu diria que a yoga é uma ferramenta de qualidade para acompanhar o cotidiano das crianças (como adultos) e uma fonte inesgotável de descobertas no caminho do Coração Universal.

Meditação

Existem muitas ideias diferentes e até contraditórias sobre o que é a meditação, mas a abordagem básica é a necessidade de o meditador entender a natureza de sua mente ao invés de lutar com ela.

Compreenda que a meditação não tem nada a ver com a vida de monge ou asceta que procura se afastar do mundo, como muitas vezes é percebido. Nem é uma crença ou uma religião. Você não precisa mudar sua vida para abrir-se a meditação. A meditação é uma qualidade em você que é simplesmente desapego ou de outra forma diz vigilância interna e plena consciência no momento presente.

Existem muitas técnicas de meditação que ajudam o iniciante a descobrir e entrar em contato com a sua interioridade: por exemplo, a meditação de TRANSCEDENTAL Zazen, as meditações ativas de Osho, meditações tântricas, meditações budistas e assim por diante. etc. Mas no sentido final, a meditação não é uma técnica, é uma compreensão, uma consciência de quem realmente somos.

Este entendimento final muitas vezes ainda está longe para nós e é por isso que são necessárias técnicas de meditação, até o estado da meditação se tornar, não apenas uma experiência pontual, mas uma parte intrínseca de nós mesmos, todos como respirar, por exemplo.

Está em nós e só em nós mesmos, que podemos encontrar relaxamento profundo, amor tranquilo e verdadeiro.

Essas qualidades não podem vir de dinheiro, reconhecimento social ou parceiro romântico. Na maioria das vezes estamos sobrecarregados ou dominados por nossos pensamentos ou sentimentos. Segue-se que tendemos a acreditar que somos esses pensamentos, essas emoções. A meditação é esse estado de ser, simplesmente sendo, uma experiência pura sem interferência do corpo ou da mente. É um estado natural do qual esquecimos o acesso.

Meditar significa “tornar-se uma testemunha”, apenas para observar os pensamentos, emoções e sensações físicas que estão em nós. É um processo que não mais se identifica com a personalidade externa, com o ego.

A meditação simplesmente nos ajuda a não ser mais um escravo deste mundo de pensamentos e emoções, mas para se tornar um observador, um testemunho silencioso que adquire a faculdade natural de saber o que realmente corresponde à sua própria natureza.

Uma vez que somos liberados, espaçosos e silenciosos, a vida se torna mais harmoniosa! Se você se sentir bem, abra aos outros, sensível, mais relaxado e silencioso, então você está no caminho certo!

MEDITAÇAO TRANSCEDENTAL

Em 1959, o sábio indiano Maharishi Mahesh Yogi começou a ensinar a Meditação Transcendental no Ocidente. Hoje, a tecnologia TM percorreu o mundo e convenceu milhões de pessoas porque é simples, eficaz e agradável. Muitos médicos o recomendam e as empresas e as escolas adotam-no com excelentes resultados.

A Meditação Transcendental (TM) é uma técnica mental que é praticada por alguns minutos de manhã e à noite, sentado confortavelmente com os olhos fechados, em casa. Não envolve uma mudança de estilo de vida ou crenças. As crianças podem praticá-lo a partir dos 10 anos de idade, e existe uma técnica especial para crianças menores de 10 anos.

Durante a prática da TM, a atividade mental desaparece espontaneamente. O meditador experimenta níveis cada vez mais silenciosos da mente, a consciência se alarga e às vezes se abre à consciência pura – um estado de despertar interno total, um completo silêncio. Ao mesmo tempo, o corpo ganha um profundo repouso e pode naturalmente liberar o cansaço e o estresse acumulado durante o dia ou o passado mais distante. Nós deixamos a meditação fresca e dinâmica, a mente clara, a consciência mais acordada, pronta para aproveitar plenamente as horas de atividade que seguirão.

A meditação transcendental deve sua eficácia a sua simplicidade absoluta. Sem concentração, sem esforço, sem controle da mente que se oporia a seu movimento natural para dentro. Nem auto-análise nem reflexão intelectual. O que surpreende aqueles que, de acordo com suas leituras ou experiências passadas, concluíram que a meditação deve ser algo difícil.

Quais resultados podemos esperar da prática TM?

Durante as últimas décadas, cerca de 600 estudos científicos foram publicados sobre seus efeitos benéficos na mente e no corpo, e não é incomum ver um médico recomendar a TM para gerenciar o estresse, prevenir doenças cardiovasculares ou tratar a doença. hipertensão arterial. De fato, o resto e o profundo equilíbrio interno induzidos pela meditação, pela dissolução do estresse, fortalecem o sistema imunológico e desenraizam a própria causa de doenças psicossomáticas.

A experiência de transcendência e o profundo descanso que a acompanha traz benefícios para todos os aspectos de nossas vidas: o cérebro começa a funcionar de forma mais completa, a energia, a eficiência e a criatividade crescem, A saúde melhora e as relações humanas se tornam mais ricas e mais harmoniosas.

Quanto tempo de prática é necessário antes que os primeiros resultados apareçam?

Os professores da Meditação Transcendental estão acostumados a ver alguns resultados aparecerem nos primeiros dias, outros depois de mais horas de prática. Todo mundo experimenta sua meditação de forma diferente, mas geralmente o novo meditador sentirá imediatamente relaxamento e absorção para dentro. Depois de alguns dias, é comum sentir mais calma, tolerância, liberdade interior durante o dia. “Eu me sinto mais eficiente e organizado”, “Eu respondo melhor às exigências da minha comitiva”, “Eu sinto que as pessoas gostam de mim mais” são observações típicas.

Esses benefícios crescem com a prática regular, na direção de uma auto-realização completa, de um verdadeiro desenvolvimento da consciência humana. As percepções tornam-se mais finas e profundas, o coração floresce, e alguém se sente mais em harmonia com o próprio e com o meio ambiente. Como a Meditação Transcendental dá acesso a esse nível fundamental de inteligência onde residem todas as leis da natureza que governam a evolução e o progresso na vida, é comum ver menos fricções no cotidiano, realizar objetivos com mais facilidades: “Sinto que tenho mais sorte”.

ALONGAMENTO CONSCIENTE

O alongamento consciente é um trabalho corporal que abrange aspectos físicos, emocionais e espirituais do indivíduo. Baseia – se na milenar cultura oriental, de onde provêm suas mais sutis e efetivas práticas. Sua prática melhora as funções músculo-articulares, harmoniza os fluxos energéticos do corpo, reestrutura o equilíbrio físico e mental.

Os exercícios atuam também em amenizar e eliminar as tensões acumuladas, restabelecendo a normalidade do tônus muscular, a melhora da flexibilidade, da circulação, resgatando a harmonia e em algumas situações eliminando dores e restabelecendo funcionalidade ao segmento corporal, o que contribui muito para a saúde laboral.

A aula de alongamento pode utilizar bolinha de tênis, acquatubo adaptado, tira de alongamento ou faixa elástica com medidas e intensidades variáveis que possibilitam trabalhar diferentes graus de flexibilidade de acordo ao nível do cliente de forma eficiente e segura, tanto para facilitar o exercício como para proporcionar maior carga.

 

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