fbpx

A PNL te ajudando a aprender

 Conhecer a PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA te ajuda a aprender melhor!!

 

O que é a PNL:

A PNL é um conjunto de modelos e estratégias que ajuda a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica, permitindo identificar e aproveitar suas capacidades  para alcançar  resultados desejados. Trata-se de uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental, sendo algumas vezes citada como o “manual de instruções” de nossa mente.

O nome “Programação Neurolinguística” resume os três pontos estudados pela disciplina:

“Neuro” remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos.

“Linguística” refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbais.

“Programação” pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e um computador. O cérebro seria o hardware, enquanto os pensamentos e o comportamento seriam o software, programa que define como o computador interpreta os dados recebidos. Com a PNL, é possível “reprogramar” o cérebro, ensinando a ele novos caminhos e retirando falhas de programação geradas no passado.

Como surgiu:

As técnicas da PNL foram desenvolvidas na Universidade da Califórnia, na década de 1970, pelos norte-americanos Richard Bandler e John Grinder. Analisando pessoas consideradas bem sucedidas em suas áreas de atuação, os dois identificaram de que forma elas agiam para ultrapassar obstáculos e assim chegar aos resultados desejados. A partir dessa conclusão, a dupla decodificou a maneira como essas pessoas elaboravam seus objetivos até conseguirem a solução desejada e como era estruturada a estratégia desse processo de pensamento.

Bandler e Grinder também compreenderam como essas pessoas conseguiam superar suas limitações para potencializar suas qualidades e recursos intelectuais. Os principais fatores que as levavam a resultados excelentes eram a capacidade de tomar decisões e, principalmente, a habilidade para se comunicar. Com essas conclusões, a dupla passou a testar o uso dos mesmos padrões por outras pessoas, descobrindo que era possível modelar estratégias bem sucedidas para alcançar resultados semelhantes na vida profissional e pessoal.

 Entenda seu Estilo de aprendizagem

 Estilo de Aprendizagem é o método que uma pessoa usa, conscientemente ou não, para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único.

  • Visual – O aluno tem mais facilidade para compreender algo através de estímulos visuais. Ou seja, para ele é muito mais fácil compreender um passo, vendo o professor fazer do que ouvindo sua explicação. Recursos como gráficos, vídeos, desenhos auxiliam muito no aprendizado.  Sua percepção é global; percebe o todo e, se necessário, decompõe em partes a percepção inicial.
  • Auditivo (ou linguístico) – O aluno aprende melhor através de uma estruturação verbal de palavras faladas ou escritas. Organizados; dependem de informações detalhadas e de instruções passo a passo. Repetem para si o que devem memorizar.
  • Cinestésico – O aluno possui mais facilidade de aprendizado através da execução do movimento e da interação pessoal. Importante saber que isso não significa que a pessoa consiga se expressar com facilidade através de seu corpo. Tem organização gradual, criativa e divergente. Não há modelos definidos e estatísticos para aprendizagem.

Na próxima matéria falaremos sobre INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS